Blog do Fórum AquaPeixes!

Estas Postagens são feitas no Fórum AquaPeixes por seus devidos membros, se quiserem ver a postagem completa acesse o fórum.

Venha fazer parte da equipe do Fórum AquaPeixes. Se cadastrando terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais. Página de Cadastro.


quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Fitoterapia em tanques de criação de peixes

A criação de grandes quantidades de peixes em uma mesma área pode comprometer a saúde deles. Para prevenir e controlar o aparecimento de doenças é freqüente o uso de produtos químicos que causam preocupações no âmbito ambiental. Como alternativa a essa terapêutica, a Embrapa Amazônia Ocidental, em Manaus, está pesquisando o cultivo e a utilização de plantas medicinais na piscicultura.

 

Os principais estudos hoje em andamento, segundo o pesquisador Francisco Célio Chaves, responsável pelo laboratório de Plantas Medicinais e Fitoquímica da Embrapa, estão avaliando o uso do cipó-alho (Adenocalymna alliaceum), planta regional de composição semelhante ao alho, na prevenção de parasitos de brânquias do tambaqui.

 

Outro ramo da mesma linha de pesquisa está tratando do uso dos óleos extraídos de plantas medicinais/aromáticas no controle de parasitos de brânquias do tambaqui com resultados promissores do óleo de alfavaca (Ocimum gratissimum). Dessa forma, explica o pesquisador Luis Antonio Inoue, a proposta de uso de plantas com conhecidas características medicinais/terapêuticas é uma alternativa interessante para amenizar os problemas apresentados, proporcionando ainda melhor qualidade do pescado, livre de produtos químicos.

 

Fonte: alemtemporeal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentarios!


Não deixem de fazer seus comentários!

  © Desenvolvido por: Weblina -Criação e Desenvolvimento de Websites-.