Blog do Fórum AquaPeixes!

Estas Postagens são feitas no Fórum AquaPeixes por seus devidos membros, se quiserem ver a postagem completa acesse o fórum.

Venha fazer parte da equipe do Fórum AquaPeixes. Se cadastrando terá direito a fazer perguntas, esclarecer dúvidas e muito mais. Página de Cadastro.


domingo, 13 de dezembro de 2009

Predadores de águas turvas

Esgotos, agrotóxicos, devastação, mercúrio, lixo... Isso é apenas parte do arsenal dos assassinos de rios!

 

As ações agressivas do homem sobre a natureza são muito evidentes no trecho do Rio Tietê em que ele passa pela capital, porém impactos ambientais semelhantes também podem ser observados em outros rios do Estado de São Paulo - o Piracicaba, o Mogi-Guaçu, o Paraíba do Sul -, nos quais foram constatadas, nas últimas décadas, várias alterações da qualidade da água e do sedimento. Essas alterações foram detectadas já nas nascentes e acabam se intensificando ao longo do curso dos rios. Visitei recentemente alguns municípios mineiros localizados na Serra da Mantiqueira, onde nasce o Rio Mogi-Guaçu, rio de minha infância, e fiquei chocado.

 

No interior do município de Tocos do Moji, várias nascentes já desapareceram. A contaminação das águas pelos praguicidas é comum em vários municípios da serra, produtores de batata ou de morango, e a poluição aumenta à medida que o rio vai incorporando, a jusante, águas de afluentes nos quais são despejados esgotos domésticos sem tratamento. Isso acontece já no trecho inicial do Mogi, que nasce no município mineiro de Bom Repouso, e torna-se agressão muito maior nos municípios paulistas em que, além da poluição de origem orgânica, ocorre contaminação das águas por metais. Muitos fazendeiros utilizam sulfato de cobre como fungicida nas lavouras, e as concentrações de zinco são às vezes suficientes para causar toxicidade crônica nos peixes. Leia Mais…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentarios!


Não deixem de fazer seus comentários!

  © Desenvolvido por: Weblina -Criação e Desenvolvimento de Websites-.